Heitor Júnior destaca ações da Aphac e comemora novo tratamento de hepatite C para pacientes da rede pública

Heitor Júnior destaca ações da Aphac e comemora novo tratamento de hepatite C para pacientes da rede pública

Na sessão desta terça-feira (20), o deputado Heitor Júnior (Podemos) falou do bazar que a Associação de Portadores de Hepatite do Acre (Aphac) estará promovendo no próximo sábado (24). O parlamentar explicou que toda a renda será revestida para a compra de sacolões que serão doados aos portadores de hepatite que se encontram em tratamento.

Além do bazar, serão ofertados ao público a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C. “Quero convidar a população em geral para participar desse bazar. Na ocasião, também teremos corte de cabelo e maquiagem. Além dos exames, serão feitas aferição de pressão e de glicose. Toda a renda será revestida para a compra de sacolões para os pacientes com hepatite que estão em tratamento”, explicou.

Heitor Júnior comemorou ainda a alteração do modelo de tratamento de hepatite C para pacientes da rede pública. Com a alteração feita pelo Ministério da Saúde, a terapia composta pelos medicamentos sofosbuvir, daclatasvir e simeprevir serão ofertados a todos os pacientes diagnosticados com a doença, independente do grau de comprometimento do fígado.

“Hoje, esses medicamentos são utilizados no SUS apenas para portadores de HIV, pessoas que passaram por transplantes ou pacientes mais graves – com é o caso daqueles hoje chamados de F3 e F4, categorias mais avançadas na classificação utilizada para medir os danos ao fígado devido à doença. Agora, a proposta é passar a incluir os pacientes diagnosticados com graus mais leves, que hoje utilizam outros medicamentos com menor chance de cura. Mais uma conquista para os portadores de hepatites”, comemorou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com