Deputada Eliane Sinhasique destaca problemas na Saúde do Estado

A líder do MDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputada Eliane Sinhasique, falou durante a sessão desta quinta-feira (15) sobre a derrubada do projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que iria terceirizar a gestão do Pronto Socorro e das UPAs de Rio Branco. A parlamentar destacou os problemas enfrentados na área e afirmou que o PT não sabe escolher bons administradores.

“Eu agradeço o carinho e reconhecimento dos servidores da Saúde pelo nosso esforço em salvar o SUS. Realmente, todo santo dia Saúde é uma pauta nesta casa. São vários os problemas enfrentados. O Hospital Raimundo Chaar tem um esgoto dentro de suas instalações. O Unacon está há anos sem máquina de tomografia. Isso é uma aberração! As pessoas estão desassistidas”, criticou.

A parlamentar solicitou também, que ambulâncias sejam enviadas para os municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano e demonstrou preocupação com as pessoas que necessitam do transporte para deslocaram à capital.

“O governo precisa enviar com urgência uma ambulância para esses dois municípios. As pessoas estão morrendo porque não tem como serem transferidas para realizarem tratamento na capital. Em Sena Madureira, a que existe vive quebrada, Manoel Urbano sequer tem o transporte”, solicitou.

Eliane Sinhasique afirmou que na última semana dois rins que serviriam para transplantes foram descartados por falta de reagentes que mantivessem os órgãos em conservação. Ela alertou para o número de pessoas que estão nas filas à espera para realizar o procedimento.

“Na Fundação Hospitalar dois rins foram jogados no lixo por falta de reagentes que serviriam para conservá-los. Se você olhar para o tamanho da fila das pessoas que aguardam para fazer esse transplante, fica revoltado com essa situação. A questão da saúde no Estado é muito precária e não é por falta de recursos, mas, sim, pela ausência de uma boa gestão e bons técnicos atuando na área. Instalar uma OS não resolve nada, o que resolve são pessoas qualificadas na administração dos hospitais”, criticou.

Ao final de seu discurso, a parlamentar afirmou que o pré-candidato a vice de Gladson Cameli (PP) escolhido terá seu total e irrestrito apoio. Reiterou também que o que importa no momento é a união para tirar o Partido dos Trabalhadores do poder.

Andressa Oliveira