Assembleia Legislativa realiza homenagem aos líderes comunitários do Estado

Assembleia Legislativa realiza homenagem aos líderes comunitários do Estado

Oséias Silva recebendo Moção de Aplauso

A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (22) uma sessão solene em homenagem aos líderes comunitários do Estado. A solenidade foi proposta pela deputada Doutora Juliana (PRB), por meio de requerimento aprovado em plenário. Em pronunciamento, o presidente do Parlamento acreano, deputado Ney Amorim (PT), saudou a todos os presentes e destacou a importância da categoria para o Acre.

“Estou muito feliz em receber vocês, meus amigos, neste plenário, porque é assim que eu considero vocês, verdadeiros amigos. Uma categoria importante, que sempre tratou esta casa com respeito e é dessa forma que nós retribuímos, com respeito e carinho. Trabalhamos em parceria e isso não tem preço. O Poder Legislativo estará sempre de portas abertas para esses profissionais incríveis. A homenagem de hoje é mais que merecida, levando em consideração o compromisso que vocês têm com a sociedade. Vocês são o elo da população com o poder público”, enfatizou.

Para a autora do requerimento, Doutora Juliana, a homenagem simboliza a luta e a importância das lideranças comunitárias. “Temos hoje neste plenário os representantes desta cidade, do nosso Estado, e de maneira tão plural e diversa. Tudo isso é muito pouco diante do que vocês fazem, do trabalho que realizam. O líder comunitário é na verdade a intermediação entre o povo e o poder público. Um profissional que abre mão de seus próprios interesses, planos e afazeres para garantir a melhoria dos que residem nas comunidades”, destacou.

Oséias de Souza, presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco, aproveitou o momento para agradecer aos parlamentares pelo reconhecimento e discorreu sobre as dificuldades que os líderes comunitários enfrentam no dia a dia. Ele também pediu que deputados oposicionistas se aproximem mais dos líderes, pois sente que os mesmos sem mantêm um pouco distantes.

“Este momento é importante, onde o Poder Legislativo reconhece de público a importância de cada líder comunitário na construção da nossa cidade. Isso nos encoraja para continuarmos na luta, que muitas vezes é incompreendida, mas que enfrentamos para defender os interesses da comunidade. O movimento comunitário trabalha em parceria com os poderes constituídos. No entanto, queremos reafirmar que esse movimento sempre precisará se posicionar, não pode ter partido, mas tem lado e esse lado é o das pessoas que mais precisam”, afirmou.

A presidente da Federação das Associação de Moradores do Acre, Teresinha Santana, agradeceu aos deputados Ney Amorim (PT) e Doutora Juliana (PRB) pela realização da sessão solene em homenagem aos líderes comunitários. Discorreu também sobre a honrosa missão de um líder.

“Hoje é motivo de muito orgulho estarmos aqui nesta sessão. Parabenizo a Doutora Juliana e o deputado Ney Amorim por esse reconhecimento e reafirmo que nós, líderes comunitários, ficamos felizes em saber que este Parlamento reconhece a honrosa missão e o trabalho realizado por cada um de nós. É um serviço voluntário, que visa atender as demandas da comunidade para tentar amenizar as dificuldades”, destacou.

O que os deputados estaduais disseram:

Raimundinho da Saúde (Podemos)
“Fui presidente de bairro aos 15 anos de idade, em Cruzeiro do Sul, onde nasci. Isso fez com que eu despertasse e não ficasse quieto diante da falta de investimentos. Ser presidente de uma comunidade hoje não é fácil, essas pessoas organizam as comunidades, muitas vezes não conseguem atender todas as demandas, mas estão sempre trabalhando”.

Jesus Sérgio (PDT)
“Quero parabenizar cada um desses líderes comunitários pelo importante trabalho que eles realizam. Em Tarauacá fui professor e no bairro onde eu morava muitas vezes fui convidado para ser presidente. Nunca pude devido à falta de tempo, pois essa função requer muito empenho e dedicação. ”

Chagas Romão (MDB)
“Este é um momento importante em minha vida, pois iniciei minha vida política através dos movimentos comunitários. Trabalhei muito nos bairros, aprendendo bastante sobre liderança e medidas em prol da comunidade. Me sinto feliz, pois sei da luta e do trabalho de cada um desses líderes, que doam boa parte dos seus dias pelo bem da população. ”

Leila Galvão (PT)
“É um trabalho árduo, mas quando se tem vocação e boa vontade os avanços acontecem. Assim é o líder comunitário, essa profissão funciona dessa forma, com parceria e perseverança. Quando fui prefeita de Brasileia consegui criar uma relação única com os líderes comunitários daquele município. Trabalhamos em parceria mesmo e é assim que tem que ser. Não tem um segmento que represente com tanta essência a população como o líder comunitário. Eles podem ajudar muito o Legislativo e contribuir com as ações do Executivo. Parabéns a todos esses guerreiros”.

Eliane Sinhasique (MDB)
“É com imensa satisfação que hoje homenageamos essa classe tão querida nesta casa. É uma forma de reconhecer o trabalho incansável que essas lideranças realizam na prestação de serviços para os bairros. É importante lembrar neste momento do fundador do movimento voluntário do Acre, seu Expedito Monteiro Nascimento. Seu Expedito viajou para São Paulo na década de 70 para fazer um tratamento de saúde e chegando lá se deparou com moradores do bairro do Bexiga realizando um grande movimento para reivindicar seus direitos. Ele participou do manifesto e tomou gosto pela profissão. Chegando em Rio Branco, ele fundou a primeira associação de moradores do Acre, a do bairro Abraão Alab”.

Ao final da solenidade o ex-presidente e o atual presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco, Gilson Rodrigues e Oséias de Souza, receberam das mãos do presidente Ney Amorim, da deputada Doutora Juliana e do presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Manuel Marcos, uma Moção de Aplauso pelos serviços prestados à comunidade.

Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com