Estudantes do Programa Jovem Parlamentar se reúnem com Consultoria-Geral da Aleac

Na manhã desta segunda-feira (19), os estudantes de escolas públicas que foram eleitos para participar do Programa Jovem Parlamentar Acreano, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), participaram de uma reunião com a diretora da Escola do Legislativo, Rachel Mesquita, e o Consultor-Geral da casa, Edevaldo Souza. Durante o encontro, os alunos receberam explicações e informações a respeito de projetos de lei, composição e eleição da mesa diretora.

A diretora da Escola do Legislativo, Rachel Mesquita, falou sobre a importância de inserir os jovens nos debates de âmbito político. Durante a reunião, o Consultor-Geral da Mesa  passou aos alunos informações relativas a elaboração de projetos de lei, o processo de eleição da mesa diretora e demais assuntos abordados no regimento interno da casa e que devem ser de conhecimento dos jovens parlamentares.

“É importante passarmos esses valores aos jovens, para que desde cedo eles tenham uma consciência política. Hoje nós apresentamos a eles parte dos procedimentos do regimento interno da Aleac, sobre como devem elaborar projetos de leis, o processo de eleição de um presidente e da mesa diretora do Poder Legislativo. Em breve teremos a primeira sessão deles, onde também estarão presentes os deputados estaduais”, destacou.

Giseli da Silva Almeida, aluna eleita para representar a escola Doutor João Batista Aguiar, falou sobre a expectativa de participar do projeto. A estudante, que também é candidata à presidência da mesa diretora dos jovens parlamentares, também discorreu sobre a importância de inserir os jovens nos debates políticos.

“Me candidatei à presidente da mesa diretora por entender que essa é uma oportunidade de liderança, de expor ideias e aprender junto aos colegas, sempre com espírito de coletividade. Estar conhecendo mais sobre a elaboração das leis e todo o processo que um deputado estadual cumpre é enriquecedor. Futuramente seremos nós quem ocuparemos cadeiras nos mais diversos cargos políticos, por isso devemos nos interessar desde já por compreender a área”, salientou.

O Programa Jovem Parlamentar Acreano é resultado de uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Aleac e Tribunal Regional Eleitoral. Os alunos que se candidataram para participar passaram por um processo de eleição em suas respectivas escolas. Durante quatro meses eles acompanharão todo o trabalho desenvolvido pelos deputados estaduais. A iniciativa é uma forma de fazer com que os jovens vivenciem o processo político democrático acreano.

Andressa Oliveira