Deputado Jesus Sérgio destaca ação dos Expedicionários da Saúde no Alto Rio Juruá

Deputado Jesus Sérgio destaca ação dos Expedicionários da Saúde no Alto Rio Juruá

Em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (9), o deputado Jesus Sérgio (PDT) destacou a realização da 39ª ação dos Expedicionários da Saúde, que aconteceu no território do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Juruá, onde vivem mais de 16 mil indígenas de 17 etnias. O evento foi realizado do dia 25 de outubro ao dia 5 de novembro em uma ação conjunta dos Ministérios da Saúde, da Defesa e Expedicionários da Saúde que montaram um hospital com alta tecnologia em plena floresta amazônica. Essa ação envolveu o investimento de cerca de R$ 1,5 milhão.

O parlamentar relatou que nos cinco primeiros dias da Expedição da Saúde foram realizadas mais de 1.200 consultas (clínica geral, ginecologia e pediatria); 200 cirurgias oftalmológicas (catarata e correções); cirurgias gerais (hérnias e cistos) e mais de 100 atendimentos odontológicos.

“São anos de parceria entre Expedicionários, Ministério da Defesa e Saúde levando ações de média e alta complexidade em locais de difícil acesso e possibilitando a alguns povos indígenas dessa região, de tão difícil, acesso a cirurgias de alta complexidade. Não poderia deixar de parabenizar o esforço da vereadora Terezinha Moreira de Feijó, que não mediu esforços para garantir o atendimento dos índios da Aldeia Morada Nova localizada no município. Ela pediu que a equipe atendesse os índios daquela região proporcionando a realização de exames importantes e a distribuição de remédios”, disse.

O parlamentar frisou que além do voluntariado das equipes de logística e de saúde, a iniciativa conta com investimentos do Governo Federal e de empresas farmacêuticas que disponibilizaram medicamentos não constantes da lista de atenção básica. Indígenas das comunidades existentes na região também contribuíram para a realização da ação por meio dos caciques e outros trabalhadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Juruá.

Jesus Sérgio parabenizou ainda o cacique da etnia Shanenawa, Carlos Brandão, pelo trabalho de mobilização realizado nas aldeias durante o evento. “Ele não mediu esforços para mobilizar a etnia para participar desta ação tão importante. Eu fico muito feliz em saber que os avanços na política de saúde estão acontecendo”, finalizou.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com