Mulheres do Alto Acre realizam mamografia em ação realizada pela deputada Leila Galvão

A deputada Leila Galvão (PT) comemorou na sessão desta quarta-feira (8) a realização de mais uma ação promovida pelo seu gabinete que está possibilitando que mulheres da região do Alto Acre tenham acesso à mamografia em Rio Branco. Mais de 70 mulheres vieram novamente para a capital na manhã desta quarta-feira para fazer o exame no Centro Oncológico do Acre (Cecon), onde foram atendidas pelos médicos e técnicos do setor.

A ação, que acontece desde o primeiro ano de mandato da deputada, é realizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Secretaria de Extensão Rural e Produção Familiar (Seaprof), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Secretaria Municipal de Saúde de Brasileia.

As mulheres atendidas são, em sua maioria, moradoras da zona rural de Brasileia e Epitaciolândia, e de baixa renda das duas cidades. “Hoje tivemos mais um atendimento no Cecon. Mais de 70 mulheres realizaram o exame de mamografia, são pessoas que, de outra forma, não teriam o acesso facilitado a exames como este, que tem custo relativamente elevado e que é realizado somente na capital. Não poderia deixar de agradecer o apoio desta casa, como também da Seaprof e da Sesacre. Graças a essa união esse trabalho social importante pode ser realizado todos os anos”, enfatizou.

Leila Galvão falou da dificuldade que as mulheres do interior enfrentam para cuidar da saúde. “Nesta ação, nós procuramos contemplar o maior número de mulheres porque sabemos que no interior elas não conseguem fazer esse tipo de exame. Nem equipamento de mamografia tem nessas localidades. Nós vamos continuar com esta ação e nossa meta é dobrar o número de mulheres atendidas”, complementou.

A deputada agradeceu ainda ao governo do Estado e ao diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), Cristovam Moura, pela recuperação do ramal do Jacú, localizado no quilômetro 88 da BR-317. Segundo ela, a recuperação do ramal era uma reivindicação antiga dos moradores.

“Sabemos que fica muito difícil fazer recuperação de ramal se não houver a união entre governo, Incra, Deracre e prefeituras. E o governador Tião Viana sempre tem se esforçado para atender esse tipo de reivindicação. Fiquei muito feliz em saber que depois de dois anos que estive naquela comunidade a recuperação do ramal Jacú foi realizada. Fiz essa reivindicação na época em que era apenas candidata a deputada estadual e saber que fui atendida me deixou muito feliz. Agradeço demais ao apoio do governo do Estado e do Deracre, eles têm sido muito atenciosos com as nossas reivindicações”, concluiu.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com