Comissão de Serviço Público se reúne com taxistas intermunicipais

A Comissão de Serviço Público da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) se reuniu na manhã desta terça-feira (31) com um grupo de taxistas intermunicipais. Eles vieram à casa legislativa protestar contra o Projeto de Lei nº 96, de autoria do deputado Jenilson Leite (PCdoB), que altera e acresce a Lei Complementar no. 2.731, de 23 de agosto de 2013, que “Dispõe sobre o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passagens do Estado do Acre e dá outras providências”.

O projeto acrescenta ao serviço de transporte intermunicipal de passageiros a categoria mista de caminhonete, que realiza o transporte de passageiros e fretes. A matéria ressalta ainda a importância que essa categoria possui durante o período do “inverno amazônico”, pois as estradas se encontram em situações precárias, devido às chuvas frequentes, e tendem a dificultar a utilização de veículos de pequeno porte, fazendo a população optar pela categoria mista de caminhonete.

Para o presidente do Sindicato dos Taxistas e Condutores Autônomos do Acre (Sintcac), Teonísio Bonfim Machado, o projeto prejudica demais a categoria. “Viemos aqui pedir para os deputados barrarem esse projeto de lei, se ele chegar a ser aprovado nossa categoria será muito prejudicada. Nós já damos um duro danado para trabalhar e agora vem mais esse projeto para dificultar a nossa vida. Isso não é justo”, disse.

O deputado Jairo Carvalho (PSD) sugeriu a retirada do projeto de lei. “Sou totalmente solidário a vocês e quero deixar bem claro que não voto favorável ao projeto de autoria do deputado Jenilson Leite. Obrigá-los a competir com uma nova categoria é injusto, vocês já são tão prejudicados e perseguidos pela Ageac e gora vem esse projeto para dificultar ainda mais a vida de vocês. Contem com meu apoio, eu voto contra”, afirmou.

O deputado Jonas Lima (PT) também manifestou apoio aos taxistas. “O projeto ainda vai ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça desta casa, mas se depender de mim ele não será aprovado. Contem com o meu total apoio, eu jamais vou aprovar algum projeto nesta casa que venha a prejudicar vocês”, assegurou.

Ao final da reunião o presidente da Comissão de Serviço Público, deputado Eber Machado (PSDC), também se solidarizou com a categoria e garantiu que o projeto será devidamente discutido pelas comissões.

“A vinda de vocês a esta casa demonstra que vocês estão atentos e verdadeiramente preocupados com o bem-estar da categoria. No que depender de nós, parlamentares, nenhum projeto que prejudique diretamente os taxistas intermunicipais será aprovado nesta casa. Essa matéria será analisada e discutida pela Comissão de Constituição e Justiça e só então será encaminhada para votação em plenário. Deixaremos vocês a par de toda a discussão, podem contar com o nosso apoio”, enfatizou.

Os deputados Antônio Pedro (DEM), Gehlen Diniz (PP), Leila Galvão (PT), Whendy Lima (PP) e Nelson Sales (PV) também participaram da reunião e manifestaram apoio à categoria.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com