Acadêmicas falam sobre Comportamento Assertivo para servidores

Acadêmicas falam sobre Comportamento Assertivo para servidores

Um grupo formado por sete acadêmicas do 3º e 4º anos do curso de Psicologia da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO) realizou na manhã desta segunda-feira (30) uma roda de conversa sobre Comportamento Assertivo com servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Acre. A atividade faz parte de algumas exigências do curso e visa também informar as pessoas sobre a assertividade nas relações interpessoais no ambiente familiar e de trabalho e suas vantagens.

O comportamento assertivo, ao contrário dos comportamentos agressivo e passivo, possibilita ao indivíduo melhorar a qualidade da relação com outras outras pessoas na medida em que equilibra os interesses individuais de cada pessoa em relação ao outro. Um dos aspectos presentes no comportamento assertivo é a empatia, ou seja, a capacidade do indivíduo se colocar no lugar do outro para entender as ações e reações.

No comportamento assertivo, tanto os desejos da outra pessoa quanto os próprios desejos são considerados, de modo que ambas as partes sejam, na medida do possível, beneficiadas. Ocorre a expressão de expectativas, desejos, pensamentos e sentimentos de forma direta, honesta e adequada socialmente.

As acadêmicas destacaram que a assertividade é um exercício diário. Todos devem constantemente fazer autoavaliações sobre como estão agindo, de que forma estão agindo para corrigir comportamentos agressivo ou passivos ou inadequados, e dessa forma melhorar a qualidade da relação interpessoal no variados ambientes.

Ao final da conversa foi realizada uma dinâmica onde os participantes escreveram num papel o que gostariam que fosse destacado no ambiente de trabalho em relação aos comportamentos e ainda discutiram algumas opiniões que foram expressas.

As futuras psicólogas já realizaram rodas de conversa em  outros locais como escolas, inclusive, uma sobre suicídio numa escola de ensino médio do Bujari.

O grupo é formado pelas acadêmicas: Patrícia Barros, Aline Araújo, Gigliane Feitosa, Risla Camargo, Jéssica Heloísa, Ana Cláudia, e Paula Martins.

 

Sobre agencia agencia

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com