Aleac homenageia odontólogos e ressalta importância do profissional para o povo acreano

Aleac homenageia odontólogos e ressalta importância do profissional para o povo acreano

Por meio de um requerimento de autoria do deputado André da Droga Vale (PRB), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (26) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Odontólogo, comemorado em 25 de outubro.

Na abertura do evento, o presidente em exercício do Poder Legislativo, deputado Raimundinho da Saúde (Podemos), saudou a categoria ressaltando que a solenidade é uma forma de reconhecimento da casa aos serviços prestados pelos odontólogos.

“Sejam bem-vindos à casa do povo, estamos muito felizes em recebê-los aqui. Esta é uma homenagem justa pelo serviço importante que vocês prestam à população”, disse.

Em pronunciamento, o deputado André da Droga Vale destacou a importância da prevenção no contexto da saúde bucal. “Esses profissionais desenvolvem um trabalho muito importante e merecem todo o nosso reconhecimento. Sabemos que a saúde bucal precisa ser tratada de forma estratégica, não só para promover uma qualidade de vida melhor, mas também para evitar doenças”, afirmou.

A presidente do Sinodonto, Vanessa Rose da Silva, destacou a importância da saúde bucal. A sindicalista pediu o apoio dos parlamentares para a aprovação de projetos que beneficiem a categoria, como a criação do plano de cargos, carreira e salários.

“Essa é uma classe muito importante. A saúde do corpo começa pela boca. Sempre venho pedir o apoio a essa classe. O avanço é lento, mas o sindicato não desiste da luta. A nossa profissão é superimportante, o Incor, por exemplo, não opera sem antes passar pela avaliação de um cirurgião-dentista. Gostaria de parabenizar o deputado André Vale e pedir o apoio para os nossos projetos, como a criação da carreira de especialistas de nossa categoria”, ressaltou.

Isabele Bastos, presidente Conselho Regional Odontologia do Acre, destacou os avanços obtidos pelos odontólogos e a importância da continuidade de projetos para que a classe conquiste cada vez mais reconhecimento.

“Cumprimento todos os colegas de profissão por esse dia especial. Vejo que nossa odontologia deve ser comemorada, pois somos responsáveis pela saúde todos os dias do ano. Essa categoria tem se alavancado, estamos vivendo um momento ímpar recentemente com a criação de uma frente parlamentar. ”

Outro que destacou a realização do evento foi o prefeito de Senador Guiomard, o odontologista André Maia. O gestor frisou sua participação na política e pediu a união da categoria para que mais dentistas possam ingressar na política acreana.

“Fico feliz em estar aqui nesta casa. Assumi uma prefeitura em crise, mas tenho feito a minha parte. Sou prefeito de um município pequeno e me sinto muito feliz com a minha profissão. Tenho feito o que posso para dar as melhores condições possíveis de trabalho a esses profissionais no meu município. Quero conclamar a classe para que possamos na dificuldade nos unir. Precisamos incentivar que mais pessoas possam ocupar os espaços de poder”, destacou André Maia.

O deputado Jairo Carvalho (PSD) lembrou a importância do dia 25 de outubro para a categoria. O parlamentar disse que é “preciso valorizar ainda mais esse profissional. Eu quero parabenizá-los por esse dia. É preciso que o Poder Executivo crie políticas públicas voltadas para essa categoria tão importante para a nossa sociedade”, argumenta.

Já o deputado Jonas Lima (PT) disse que “se nos unirmos junto aos sindicatos conquistaremos cada vez mais benefícios para as profissões. Parabenizo não somente os odontólogos, mas também os parlamentares que estão aqui hoje prestigiando esses profissionais”, salienta.

Finalizando, a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) sugeriu aos municípios que padronizem o atendimento nas unidades básicas de saúde para que HAJA celeridade no atendimento. Ela frisou que as pessoas acabam desistindo do tratamento devido à demora para sua conclusão.

“Sintam se abraçados. Sabemos do significado do trabalho de vocês. Ter uma boca saudável eleva a autoestima das pessoas. A boca é o cartão de visita do cidadão. A gente precisa realmente cuidar da boca das pessoas. Esse cuidado com a boca é responsabilidade da unidade básica de saúde. Nesse sentido, queria reivindicar que seja criado o setor de reparos. Muitas pessoas deixam de ser atendidas por ter que esperar meses para se consertar certos equipamentos. Outra sugestão seria a padronização no atendimento às pessoas no sentido de garantir a celeridade nesse processo. É preciso ter esse carinho com os profissionais que cuidam da boca das pessoas”, argumenta.

Agência Aleac
José Pinheiro, Andressa Oliveira, Mircléia Magalhães

Sobre agencia agencia

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com