Deputado Daniel Zen destaca visita à Dom Porquito e comenta Encontro de Governadores no Acre

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), destacou a agenda realizada no Alto Acre, na última semana, junto à empresa Dom Porquito, por uma comitiva de parlamentares. Daniel Zen frisou os investimentos do negócio que tem capacidade atual de 200 abates diários, sendo que a perspectiva é chegar a 1.500 abates dia. Daniel Zen falou sobre o sistema integrado de produção.

“Visitamos também os produtores rurais que estão associados ao empreendimento e é bom que se diga que lá funciona sob o sistema de integração, que é o sistema que garante o abastecimento diário, constante, sem interrupção. É um sistema que garante o padrão de qualidade da matéria-prima que é processada na indústria.

Os produtores recebem os suínos e não pagam por eles, recebem a ração, recebem o aval da indústria para que o produtor possa pegar o crédito no banco para que possam construir as suas unidades de terminação (UTEs). E assim, com o aval de compra da indústria, o banco consegue liberar o empréstimo e o produtor faz o trabalho de engorda das matrizes de suínos e fornece para um comprador certo por contrato, que é justamente a indústria que fornece a ração e os suínos. Esse modelo é utilizado pela Acreaves e pelas principais fornecedoras de proteína do país”, explicou.

Daniel Zen parabenizou a deputada Leila Galvão (PT) pela iniciativa de proporcionar aos parlamentares um dia de campo para conhecer a cadeia produtiva do suíno. “Queria parabenizar a deputada Leila por essa iniciativa de visitarmos as instalações do complexo industrial Dom Porquito”, salienta.

O parlamentar lembrou que a Dom Porquito, ao contrário de grandes empresas nacionais que atuam no mesmo setor de embutidos, recebeu dos Ministérios da Agricultura do Peru e da Bolívia o aval para comercializar seus produtos com esses países. “O interessante nesse processo é que a empresa do Acre é a única que tem autorização para a comercialização de embutidos na região de fronteira”.

Atualmente a Dom Porquito gera mais de 800 empregos diretos e conta com a participação de 28 produtores da agricultura familiar. Com a expansão e a utilização do sistema integrado, a ideia é chegar a 400 cooperados.

Falando com relação à produção de ovos, o parlamentar ressaltou que o Acre produz 20% da demanda interna, podendo aumentar sua capacidade de produção com a utilização do sistema integrado.

Saindo do campo da produção, Daniel Zen destacou também a realização da edição regional do Prêmio de Gestão Escolar na última semana, que reuniu gestores, professores e ex-secretários de educação. O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed).

Daniel Zen citou que o deputado federal Léo de Brito destinou uma emenda de R$ 500 mil para a construção da piscina que atenderá o Núcleo de Educação e Tecnologia Assistiva (Neta). Ainda foi destinada outra emenda para a Escola Aracy Cerqueira. Nos dois casos, o parlamentar federal atendeu ao pedido do líder do governo.

Finalizando, o deputado petista falou sobre a vinda de Michel Temer. Disse que Temer é bem-vindo ao Acre. Vem ao Estado a convite do governador Tião Viana para discutir um tema de interesse nacional e suprapartidário. Lembrou ainda que as divergências políticas devem ser analisadas em 2018 e não neste momento. Daniel Zen ressaltou ainda a capacidade técnica e de diálogo do governador Tião Viana na organização de um evento dessa magnitude.

“O que o governador está fazendo é demonstrando a sua liderança no cenário nacional ao chamar a responsabilidade para o colo dele. Vamos debater a verdadeira causa e soluções para a questão da violência, que é uma questão endêmica. Não podemos adiar esse debate sobre a questão das fronteiras. Ao fazer esse evento no Acre, o governador Tião Viana age como um verdadeiro homem público deve agir. Está de parabéns o nosso governador”, finaliza.

José Pinheiro

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com