Deputado Nelson Sales defende descentralização de recursos das unidades de saúde

Deputado Nelson Sales defende descentralização de recursos das unidades de saúde

Durante a sessão realizada nesta quarta-feira (18), o deputado Nelson Sales (PV) falou que é a favor da descentralização das ações nas unidades de saúde do Estado. O parlamentar afirmou que a Sesacre não está dando conta de gerir adequadamente os recursos. Com a descentralização, a diminui a burocracia que pequenas unidades têm ao precisar adquirir equipamentos ou medicamentos.

“A descentralização das ações das unidades de saúde é uma ideia boa e tem dado certo em muitos lugares. Com certeza é algo que beneficia a população e precisa ser estendida para todo o Estado. A atual gestão já deu provas de incompetência para gerir as verbas e a burocracia que se enfrenta para adquirir um simples material é muito grande, prejudica quem está mais distante da capital”, destacou.

Foi estabelecida a partir da Constituição Federal de 1988 e regulamentada pelas Leis 8.080/90 (Lei Orgânica da Saúde) e 8.142/90, a descentralização da gestão e das políticas da saúde no país. É um dos princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com este princípio, o poder e a responsabilidade sobre o setor são distribuídos entre os três níveis de governo.

No Estado, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) detêm o comando e gestão de todos os recursos enviados para as unidades de saúde do Estado, de forma que estas, ao precisarem adquirir algo, necessitam cumprir um procedimento burocrático que às vezes se estende por mais tempo do que o esperado.

Andressa Oliveira
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com