Deputado Jesus Sérgio quer audiência pública para discutir situação de pacientes do TFD

O deputado Jesus Sérgio (PDT) apresentou durante a sessão desta terça-feira (17) requerimento à Mesa Diretora solicitando a realização de uma audiência pública que envolva a Sesacre, o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para discutir a regulação de pacientes, principalmente vindo de regiões isoladas do Estado. A ideia é tornar o tratamento dessas pessoas menos doloroso.

“Apresento esse requerimento pedindo a realização de uma audiência pública para que nós não fiquemos tão desanimados com essa situação que envolve os pacientes vindo do interior. Eu fico triste quando não conseguimos ajudar as pessoas. Vamos discutir com o TFD como podemos agilizar esse atendimento em nosso Estado. Eu não sei nem para que existe esse setor. A pessoa responsável pelo TFD na Sesacre não quer atender. Não quer dar nem uma posição. Isso é um absurdo. Eu peço que aprovemos com urgência esse requerimento já que a gente se sente impotente. Que possamos discutir pelo menos com quem pode resolver. Eu não concordo com a forma como essa regulação é feita. Já pedi que Tarauacá e Feijó seja uma regional de saúde. A ideia é vermos se tem como modificar a regulação nos nossos municípios”, completa.

Jesus Sérgio explica que muitos pacientes que residem em Tarauacá e Feijó são regulados para serem atendidos em Cruzeiro do Sul. No entanto, a maioria deles não tem parentes no Vale do Juruá, o que encarece o tratamento. “Só para termos o contexto da situação, as pessoas que moram em Tarauacá e Feijó procuram tratamento em Rio Branco. Não conheço um parente meu que tenha saído de Tarauacá para Cruzeiro do Sul. Todos saem para Rio Banco. Elas escolhem vir para Rio Branco porque têm parentes. Quando elas vão para Cruzeiro do Sul conseguem fazer o tratamento, mas quando terminam ficam largadas”, disse o parlamentar.

José Pinheiro

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com