Aleac realiza sessão solene em alusão ao Dia da Enfermagem

Em comemoração ao Dia da Enfermagem, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quinta-feira (18), uma sessão solene para homenagear a categoria. A solenidade foi proposta pelo deputado Raimundinho da Saúde (PTN), por meio de requerimento aprovado por unanimidade em plenário.

Em pronunciamento, o presidente em exercício do Poder Legislativo, deputado Raimundinho da Saúde (PTN), fez a abertura da sessão ressaltando a importância dos enfermeiros para a saúde pública do Acre. “Esses profissionais protegem o mais fundamental dos direitos do ser humano, o direito à vida. Portanto, são merecedores de toda e qualquer homenagem”, destacou.

De acordo com o parlamentar, a assistência médica só é possível com o trabalho dos profissionais da enfermagem. Ele destacou que mais de dois milhões de enfermeiros prestam serviços nas unidades de saúde do Brasil.

“Todos os dias somos cobrados pelos gestores, pela população, enfim, são cobranças diárias de todos os lados. Ninguém para pensar o quanto um enfermeiro trabalha, o quanto ele se doa, o quanto ele se desgasta. Trabalhos mais de 36 horas sem descanso algum. Servimos de psicólogo, de terapeuta e de médico. Os enfermeiros precisam ser reconhecidos e valorizados”, complementou.

O deputado Antônio Pedro (DEM) parabenizou os profissionais de enfermagem presentes na sessão solene e destacou a importância destes para a recuperação dos enfermos. Ele se colocou ainda à disposição para lutar por melhorias para a classe.

“Parabenizo esses profissionais da saúde, que cuidam de nós quando mais precisamos. Agradeço pela dedicação, amor e zelo com que vocês tratam pessoas que nem conhecem. Tenho certeza que vocês se sentem realizados ao ver a cura de um enfermo e o que ganham é pequeno demais se comparado à imensidão da importância de seu trabalho. Por isso, me coloco à disposição para lutar por melhorias para essa classe trabalhista”, disse o parlamentar.

A presidente do Spate/Acre, Rosa Nogueira, falou das conquistas obtidas pela categoria e dos avanços que precisam, ainda, ser alcançados. Segundo ela, as ações do sindicato não são apenas centradas na administração pública, mas também na iniciativa privada.

“Quero parabenizar aos técnicos, auxiliares e enfermeiros. Este ano o Spate/Acre fechou importantes acordos coletivos com a iniciativa privada. Quero destacar que estamos lutando pela jornada de 30 horas de trabalho. Quero reforçar também a necessidade de novas convocações no Estado, porque temos percebido um grande déficit na escala dos profissionais de enfermagem”, disse Rosa Nogueira ao demonstrar preocupação.

O representante do Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren/Acre), Adailton Cruz, agradeceu aos parlamentares pelo reconhecimento do trabalho dos enfermeiros e ressaltou a importância dos avanços que a classe ainda precisa alcançar.

“Agradeço aos parlamentares por estarmos aqui hoje nessa discussão, defendendo o processo unificado de trabalho para todos. A Semana de Enfermagem aconteceu com muita reflexão, união e projeção sobre o que podemos trabalhar para alcançar em termos de melhorias para a categoria. O que almejamos é reconhecimento, respeito e salários dignos.

O Acre possui atualmente sete mil profissionais que atuam como enfermeiros ou técnicos e auxiliares de enfermagem. O tema escolhido para a Semana da Enfermagem este ano foi: “A Enfermagem e as Novas Perspectivas de Atuação Profissional”. Dos dias 10 a 17 deste mês, foram realizados seminários, palestras e treinamentos para os profissionais acreanos.

Andressa Oliveira

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com