Deputado Daniel Zen ressalta terceira etapa do Programa Quero Ler

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen (PT), falou nesta quinta-feira (20), durante a sessão, sobre o início das aulas da terceira etapa do Programa Quero Ler, na próxima quarta-feira (26), no Teatro Plácido de Castro, em Rio Branco. O evento também ocorre em Cruzeiro do Sul. Ele disse que a meta do governo é alfabetizar mais de 39 mil alunos até 2018. Zen ressaltou os avanços obtidos pelos governos da Frente Popular no tocante à Educação.

“Gostaria de salientar na data de hoje uma programação na semana que vem, tanto em Rio Branco quanto em Cruzeiro do Sul, que é a nova etapa das turmas do nosso Programa Quero Ler. Esse programa ousado, revolucionário, que tem a meta de erradicar o analfabetismo no nosso Estado. Diferente dessa geração atual de jovens que tem acesso ao ensino, nós temos uma geração inteira que teve esse direito usurpado pelos governantes anteriores aos nossos. Antes dos governos da Frente Popular, apenas em 11 municípios havia o ensino médio. É algo que parece absurdo se pensarmos nos dias de hoje. Atualmente o ensino médio está nos 22 municípios e nas comunidades rurais mais distantes, mas um dia não foi assim”, afirma o deputado.

Daniel Zen salientou o trabalho realizado pela Aleac ao aprovar a lei que concede o pagamento de bolsas para os alfabetizadores. Disse, ainda, que o exercício parlamentar foi fundamental para a consolidação do programa no Estado.

“Quero destacar aqui o trabalho desta Assembleia que aprovou um projeto de lei de nossa autoria que concede bolsas aos nossos alfabetizadores para prestar esse serviço. Tenho visitado muitas turmas do Programa Quero Ler e tenho visto esse trabalho dedicado dos nossos educadores. Tenho certeza absoluta que mesmo com o nível de evasão, nós cumpriremos esse desafio. Dizer também que foi com o recurso das emendas parlamentares aqui de nós, deputados, que foram pagas as primeiras bolsas. É uma iniciativa do governo, mas se não tivesse a participação do Parlamento não teria sido viabilizado esse programa”, argumenta.

Ainda em seu pronunciamento, o deputado petista falou sobre outra agenda educacional do governo que tem início no próximo dia 25 de abril. Trata-se da Mostra Viver Ciência, que reúne estudantes e professores em torno dos experimentos de iniciação científica.

“É um grande momento de culminância de diferentes projetos. É a oportunidade das escolas compartilharem esses projetos, há um conhecimento mútuo, um intercâmbio. São projetos complementares curriculares que acabam dando um toque especial naquilo que acontece todo o ano letivo”, pontua.

Finalizando, Zen falou das atividades partidárias e acrescentou que foi dado início à posse dos dirigentes municipais do Partido dos Trabalhadores no começo desta semana. A agenda tem sequência nesta quinta com a posse dos dirigentes de Acrelândia e Plácido de Castro.

“Também quero falar das nossas andanças, das atividades de posse dos novos dirigentes dos diretórios do PT. Hoje estaremos presentes em Acrelândia, participando do ato simbólico de posse dos dirigentes do PT naquele município, assim como em Plácido de Castro. Durante toda a semana que vem estaremos nos demais municípios do interior. E no próximo dia 5 e 6 de maio teremos o nosso congresso estadual. Nós temos essa atividade de posse dos novos dirigentes e aproveito aqui para desejar muita sorte, muito sucesso a eles. Procuraremos nos dedicar a debater um programa que unifique todos os partidos da FPA e ajude a todos para que estejamos juntos nos novos desafios”, destaca.

José Pinheiro

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com