Aleac realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo

fonos091216A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou uma sessão solene nesta sexta-feira (9), em alusão ao Dia do Fonoaudiólogo. A iniciativa partiu do deputado Raimundinho da Saúde (PTN), que também presidiu a sessão. O presidente da Mesa Diretora, deputado Ney Amorim (PT), não pôde participar da solenidade, mas enviou uma mensagem aos homenageados.

Raimundinho da Saúde iniciou a sessão ressaltando a importância da divulgação dos trabalhos do fonoaudiólogo. De acordo com ele, muitas pessoas desconhecem essa área de atuação e somente se atentam para ela quando passam por problemas mais graves.

“Acho importante que o trabalho exercido pelo fonoaudiólogo seja mais divulgado, essa profissão precisa ser mais fomentada, pois é de extrema importância na recuperação das pessoas. Quando meu irmão foi acometido por um acidente vascular cerebral, vi de perto o quanto esse profissional foi peça fundamental para a recuperação dele. Deixo aqui meus parabéns a todos esses trabalhadores”, parabenizou.

A conselheira do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5° Regional Iriah Muniz agradeceu ao deputado Raimundinho da Saúde pela homenagem e esclareceu pontos acerca da profissão.

“Agradeço ao deputado Raimundinho da Saúde por nos proporcionar essa homenagem e afirmo que me sinto honrada em representar aqui o Conselho Regional de Fonoaudiologia. O Acre é o Estado que tem o menor número de fonoaudiólogos do Brasil e mesmo assim temos uma representação de qualidade. O fonoaudiólogo trabalha com a comunicação humana, com habilitação, reabilitação e ensino, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.

O deputado Lourival Marques (PT) falou sobre a importância das sessões em homenagem aos profissionais acreanos na Assembleia Legislativa.

“Parabenizo o deputado Raimundinho por ter apresentado o requerimento para a sessão de hoje. Estou surpreso com a quantidade de profissionais dedicados a esse ofício. As sessões que homenageiam trabalhadores que contribuem com nosso bem-estar são sempre muito importantes para que eles se sintam representados por nós”, destacou.

Sobre a profissão

A origem do Dia do Fonoaudiólogo está ligada ao reconhecimento dessa profissão, que foi estabelecida no Brasil no dia 9 de dezembro de 1981, através do Decreto-lei n° 6.965, que também criou o Conselho Federal e os conselhos regionais de Fonoaudiologia.

O fonoaudiólogo é o profissional que estuda as funções neurovegetativas e a comunicação humana. Ele atua na prevenção e no tratamento de problemas e distúrbios deste tipo de função neurológica. Possui, ainda, conhecimento para aperfeiçoar o funcionamento das funções auditivas, cognitiva, e também da linguagem oral, utilizando técnicas para que os indivíduos consigam ter mais fluência ou melhorar a sua fala.

Andressa Oliveira

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com