Aleac realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo

Aleac realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo

fonos091216A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou uma sessão solene nesta sexta-feira (9), em alusão ao Dia do Fonoaudiólogo. A iniciativa partiu do deputado Raimundinho da Saúde (PTN), que também presidiu a sessão. O presidente da Mesa Diretora, deputado Ney Amorim (PT), não pôde participar da solenidade, mas enviou uma mensagem aos homenageados.

Raimundinho da Saúde iniciou a sessão ressaltando a importância da divulgação dos trabalhos do fonoaudiólogo. De acordo com ele, muitas pessoas desconhecem essa área de atuação e somente se atentam para ela quando passam por problemas mais graves.

“Acho importante que o trabalho exercido pelo fonoaudiólogo seja mais divulgado, essa profissão precisa ser mais fomentada, pois é de extrema importância na recuperação das pessoas. Quando meu irmão foi acometido por um acidente vascular cerebral, vi de perto o quanto esse profissional foi peça fundamental para a recuperação dele. Deixo aqui meus parabéns a todos esses trabalhadores”, parabenizou.

A conselheira do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5° Regional Iriah Muniz agradeceu ao deputado Raimundinho da Saúde pela homenagem e esclareceu pontos acerca da profissão.

“Agradeço ao deputado Raimundinho da Saúde por nos proporcionar essa homenagem e afirmo que me sinto honrada em representar aqui o Conselho Regional de Fonoaudiologia. O Acre é o Estado que tem o menor número de fonoaudiólogos do Brasil e mesmo assim temos uma representação de qualidade. O fonoaudiólogo trabalha com a comunicação humana, com habilitação, reabilitação e ensino, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.

O deputado Lourival Marques (PT) falou sobre a importância das sessões em homenagem aos profissionais acreanos na Assembleia Legislativa.

“Parabenizo o deputado Raimundinho por ter apresentado o requerimento para a sessão de hoje. Estou surpreso com a quantidade de profissionais dedicados a esse ofício. As sessões que homenageiam trabalhadores que contribuem com nosso bem-estar são sempre muito importantes para que eles se sintam representados por nós”, destacou.

Sobre a profissão

A origem do Dia do Fonoaudiólogo está ligada ao reconhecimento dessa profissão, que foi estabelecida no Brasil no dia 9 de dezembro de 1981, através do Decreto-lei n° 6.965, que também criou o Conselho Federal e os conselhos regionais de Fonoaudiologia.

O fonoaudiólogo é o profissional que estuda as funções neurovegetativas e a comunicação humana. Ele atua na prevenção e no tratamento de problemas e distúrbios deste tipo de função neurológica. Possui, ainda, conhecimento para aperfeiçoar o funcionamento das funções auditivas, cognitiva, e também da linguagem oral, utilizando técnicas para que os indivíduos consigam ter mais fluência ou melhorar a sua fala.

Andressa Oliveira
Agência Aleac

Sobre agencia agencia

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com